ernest haeckel

503868192_b2b124b492_o
eh1
eh3
eh4
ernst-haeckel_kunstformen-der-natur000
haeckel-anemones
Já há um tempo queria fazer esta postagem, ela aborda um segmento da ilustração não tão popular mas não menos importante, a de ilustração científica.

Com a finalidade de reproduzir os seres vivos em sua estrutura, comportamento e habitat, essas artes retratam com fidelidade todos os detalhes e dissecam a natureza aos olhos dos espectadores.Quando a tecnologia gráfica nem era imaginada, esse tipo de trabalho era responsável pela retratação de um ambiente ou de animais e plantas e serviam de comunicação, além do caráter científico, de estudo e análise.

405px-ernst_haeckel_3

Nessa ramificação da arte um nome que não pode deixar de ser citado é o de Ernest Haeckel.

haeckel-jellyfish
octo
tafel_054_medium

Ernest Heinrich Philipp August Haeckel foi um naturalista alemão que ajudou a popularizar o trabalho de Charles Darwin e um dos grandes expoentes do cientismo positivista.

Foi médico e um artista que se tornaria professor em anatomia comparada. Foi dos primeiros a considerar a psicologia como um ramo da fisiologia. Propôs alguns termos utilizados frequentemente como filo e ecologia. Os seus principais interesses recairam nos processos evolutivos e de desenvolvimento e na ilustração centífica. O seu livro Kunstformen der Natur é um conjunto de ilustrações de diversos grupos de seres vivos.

As observações científicas de Haeckel levaram à proposição de uma ligação entre a ontogenia (desenvolvimento da forma) e a filogenia (descendência evolutiva), mais tarde chamada de teoria da recapitulação e consubstanciada na expressão “a ontogenia recapitula a filogenia”.

Clique aqui para visualizar com maior riqueza de detalhes, uma ilustração em formato maior.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: